top of page
WEB-BANNER-TV-ASSEMBLEIA - 300x600.gif

Laurez distribui cargos e sorrisos: Fabion troca de time e o Bico do Papagaio sente o vento mudar

  • Foto do escritor: Welton Ferreira
    Welton Ferreira
  • há 11 minutos
  • 2 min de leitura

ree


No Tocantins, as alianças políticas mudam de rumo com a mesma velocidade que o vento sopra no Bico do Papagaio. E, pelo visto, o governador Laurez Moreira (PSD) aprendeu rápido o mapa das conveniências regionais. A filha do prefeito de Tocantinópolis, Fabiana Lima de Sousa, servidora de carreira do Estado, voltou aos holofotes após ser nomeada assessora especial do Gabinete do Governador e logo redistribuída para a Secretaria Estadual da Saúde.

A movimentação, datada do dia 14, foi recebida como mais um gesto de “boa vizinhança” entre Laurez, Fabion Gomes (PL) e o ex-prefeito Paulinho  dois nomes de peso na região. Não por acaso, o governador havia passado por lá poucos dias antes, em uma visita cheia de abraços, sorrisos e aquele tipo de entusiasmo que costuma antecipar compromissos eleitorais.

Mas essa história tem um histórico de bastidores digno de novela política tocantinense. No governo Carlesse, Fabiana ganhou um cargo criado sob medida literalmente feito para ela, algo que virou assunto nos corredores da Saúde. Com a queda de Carlesse e a ascensão de Wanderlei Barbosa (Republicanos), ela foi mantida na função, o que mostrava prestígio e proteção política.

Porém, a calmaria durou pouco. Após denúncias de perseguição a servidores no Hospital Regional de Araguaína (HRA), o próprio Wanderlei assinou sua exoneração. A queda foi vista como um recado de que o governador queria afastar focos de desgaste dentro da gestão.

O curioso é que Fabion, até bem pouco tempo atrás, se dizia aliado fiel de Wanderlei  jurava que não deixaria o republicano “por nenhuma aventura política”. Pois bem: bastou Laurez pisar no Bico, acenar com cargos e abrir espaço para “novas parcerias”, que a fidelidade mudou de endereço.

Nos bastidores, comenta-se que Laurez vem montando sua tropa para 2026 com o cuidado de quem sabe que cada nome nomeado hoje pode virar voto amanhã. E, como sempre, as alianças são costuradas com o fio dourado dos cargos comissionados.

Entre uma portaria e outra, o Palácio Araguaia segue dizendo que “a técnica vem antes da política”. Mas no Tocantins, até a técnica tem sobrenome e, às vezes, até cadeira cativa.

Enquanto o governo fala em gestão, o povo do Bico comenta: parece que o remédio da Saúde é o mesmo de sempre uma boa dose de política na veia.

 
 
 

Comentários


Últimas notícias

WEB-BANNER-TV-ASSEMBLEIA - 300x250.gif
bottom of page