Amélio Cayres lidera articulação para instalação de estação de pesquisa climática em Esperantina
- Flávio Guimarães

- 2 de out.
- 2 min de leitura

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), assumiu protagonismo na articulação para a implantação de uma estação de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas no município de Esperantina, no Bico do Papagaio. O projeto é conduzido pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em parceria com a Universidade Estatal de Tyumen, da Rússia.
A iniciativa promete transformar Esperantina em um centro de referência internacional para estudos sobre clima, biodiversidade e impactos ambientais, aproveitando sua posição estratégica: localizada na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, além de ser ponto de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Durante reunião com o reitor da UFNT, Airton Sieben, e o professor João Vidal, Amélio Cayres reforçou o compromisso da Aleto em apoiar o projeto e destacou a importância da estação para o futuro da região.“É uma alegria poder contribuir com a universidade e trazer a pesquisa para perto do povo. Esse projeto vai fortalecer a ciência, gerar renda e trazer impactos positivos para toda a região. Já iniciamos os encaminhamentos e vamos abraçar essa causa”, afirmou o parlamentar.
O reitor Airton Sieben reconheceu o papel decisivo do deputado na condução das tratativas. Segundo ele, contar com o apoio do presidente da Assembleia é fundamental para garantir agilidade e respaldo político. “O deputado Amélio Cayres tem sido um aliado importante nesse processo, que já conta com protocolo de intenções e alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”, destacou.
Nos próximos dias, Cayres deverá participar de uma expedição in loco na área escolhida para a instalação da estação, em parceria com a Prefeitura de Esperantina, o Incra e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins. A visita deve acelerar os trâmites para que o município se consolide como referência em pesquisas climáticas e ambientais.












Comentários